Apólice

É o contrato de seguro que garante ao segurado a responsabilidade da seguradora sobre os riscos. Neste documento estão detalhadas as condições gerais e específicas de cobertura do seguro.

Prêmio

Prêmio é o valor que você paga pelo seguro. Quanto maior o risco, maior o valor do prêmio. E o risco é calculado a partir de uma combinação de dados.

Em caso de Seguro Auto, por exemplo, consideram-se marca, modelo e ano do veículo, características dos locais de circulação e o perfil do condutor.

Já no Seguro Residencial, o valor do prêmio depende de quais itens serão segurados dentro do imóvel e de quais os valores estipulados pelo segurado para cobertura de cada item.

Sinistro

É o acontecimento ou evento previsto na apólice do seguro, que pode ser coberto pelo contrato. Pode ser um furto ou roubo à residência segurada ou uma colisão no veículo objeto do seguro.

Franquia

Franquia é o valor que você paga em caso de sinistro. O valor da franquia está definido na apólice de seguro e influencia no valor do prêmio.

Em outras palavras, é uma coparticipação do segurado nos custos do sinistro.

Classe de bônuss

Classe de bônus é uma escala de 0 a 10 que premia o segurado com descontos de até 48% na renovação da apólice.

A cada vigência encerrada sem ocorrência de sinistro, o bônus sobe em um ponto, aumentando o percentual de desconto.

O bônus pertence ao segurado, mesmo que seja feita a troca da corretora, da seguradora, ou a substituição do veículo, em caso de Seguro Auto.

Indenização

Em caso de sinistro, o segurado receberá da seguradora uma indenização equivalente ao prejuízo sofrido.

No Seguro Auto, o segurado pode receber o valor para fazer um reparo provocado por uma colisão ou a indenização pode chegar a cobrir o valor total de mercado do veículo, que é calculado conforme a tabela fipe.

Toda indenização depende das condições contratuais da apólice de seguro. Por isso, é muito importante conhecer as coberturas no momento de aprovação da proposta.

Endosso

Endosso é um documento para alteração de dados da apólice. É utilizado em situações como troca de veículo ou transferência do seguro para outra pessoa.